segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que é o sinal que recebemos dos surdos?

Esses dias alguém me perguntou o que significava o sinal que recebemos do surdos.
Eu tentei responder da seguinte maneira...

Olá.
Todo as pessoas que desejam se comunicar com os surdos, geralmente recebem uma espécie de apelido (Nome) da parte dos surdos. Esse apelido é uma sinal. Normalmente os surdos dão esse sinal baseado em algo que lhes chama atenção em nós e através disso eles se lembram de nós. Pode ser um olho mais esticado, uma franja mais longa, um sinal na testa, um óculos, etc. Eles tentam exemplificar esse detalhe que lhes chamou a atenção com um sinal e esse sinal passa ser oficialmente nosso apelido pelo qual seremos conhecidos entre os surdos. Você pode rejeitar o sinal e pedir que eles escolham outro sinal no caso de não ter gostado do primeiro.
Espero que tenha compreendido.
Um forte abraço,
Flavio

5 comentários:

  1. Esta explicação está perfeita. O meu sinl é a letra "N" de Nane deitada passando pela sobranselha. Foi escolhido pelos surdos porque é algo em mim que lhes chamou atenção, exatamente como você explicou. Mais uma vez parabéns pelo seu interesse em ter contato com os surdos...

    ResponderExcluir
  2. Flávio,

    Perfeito! explicação clara e concisa. Mas também tem os surdos que aceitam os sinais de batismo inadequados (na visão dos ouvintes) mas é da cultura mesmo!!!!!
    No tribo também tem seus nomes aliados a natureza e de animais selvagens, mas culturalmente, eles aceitam estes nomes inadequados (na visão dos "brancos").
    Abraços sinalizados
    Ana Regina

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação! O meu sinal é a configuração da mão "C" indicando na região abaixo do pescoço. É dessa forma, pois tenho muitas sardas e isso chamou a atenção da professora surda. Beijos Grace

    ResponderExcluir
  4. Eu estou aprendendo agora, por meio de vídeos no Youtube. E queria saber como faço pra ganhar um sinal?
    Não conheço ninguém assim. :/
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da explicação e no meu caso eu não gostei do meu "apelido", no caso o meu sinal, pois é uma cicatriz que eu tenho no braço e não gostaria de estar mostrando o tempo todo. Seria chato eu pedir para trocar?

    Grata.

    ResponderExcluir