quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Implante Coclear - III

Essa já é a terceria postagem que faço sobre o IMPLANTE COCLEAR. Assim como muitos acharam interessante, outros têm opinião contrária. No vídeo abaixo, ouvimos um surdo expressando sua opinião. Eu assisti e achei bem interessante. Vale apena assistir e tirar sua própria opinião.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não sou surda, mas sempre defendi a tese de que qualquer pessoa possuidora de alguma deficiencia ou não, tem suas limitações, da mesma forma que somos capazes de ser auto-suficientes, todos, tudo depende da consciência crítica de cada um, e isto independe de dificuldades motoras, política ou religião. O que afirmo contudo é que TODOS somos iguais e capazes de disseminar nossos conhecimentos sob uma vasta amplitude, cada qual com sua especificidade, linguagem ou diferenciação.

    Sempre acreditei piamente, que todos deveriam se interessar por esta forma de linguagem, adoraria que no futuro esse tipo de linguagem se difundisse nas escolas como uma matéria comum, assim todos seriam capazes de se fazer compreender e a inclusão dos surdos seria natural, teriamos um mundo um pouco mais amplo sob o âmbito da comunicação... Isto tudo hoje ainda e infelizmente parece utopia, mas a bandeira deve ser erguida e defendida até o fim. IC é importante para o bem estar, contudo LIBRAS é a vazão da criatividade, da capacidade de adaptação de cada indivíduo e da possibilidade de fazer com que as pessoas não se limitem apenas as percepções que elas receberam no nascimento.

    Afinal, é mais fácil ouvir do que aprender quando estamos do outro lado. Portanto, quem é mesmo incapaz? É mais que hora de "olhar para dentro" e refletir que a capacidade humana vai muito além do que estamos acostumados a ver e ouvir, muito além do óbvio e LIBRAS é uma caracteristica exemplar sobre a inteligência de um ser humano.

    Ana Luiza Ramos Lopes
    anaella.llopes@yahoo.com.br
    Curitiba - PR

    ResponderExcluir